sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Araceae ou aráceas

Araceae ou aráceas

A grande maioria das oráceas é tóxica, e todas as suas partes quando frescas são venenosas por isso devem ser cozidas. As aráceas são mais conhecidas como plantas ornamentais e comercialmente estão entre as mais importantes folhagens ornamentais.

A família araceae ou das aráceas é do reino plantae, sua divisão magnoliophyta sua classe liliopsida e sua ordem é alismatales.

As folhas são basais nas espécies epífitas e nas lianas distribuem-se alternadamente pelo caule. São pecioladas, grandes, coriáceas, inteiras ou recortadas ou lobadas. São exceções entre as monocotiledóneas, quanto ao formato, nervação e coloração distinta nas duas faces. São plantas de hábito terrestres ou epífitas, raramente aquáticas, geralmente herbáceas. O caule nas terrestres é curto e subterrâneo, nas epífitas é comprido e trepador.

As flores constituem uma inflorescência chamada espádice, acompanhada, e por vezes parcialmente encerrada por uma espata ou capa semelhante a uma pétala de grandes dimensões. Nos aroides (subfamília aroideae) monoicos, as flores femininas estão dispostas no espádice na parte inferior, enquanto que as flores masculinas estão dipostas na parte superior. Nos aroides com flores completas, os carpelos atingem a maturação antes dos estames, prevenindo, assim, a autopolinização. Há ainda espécies dioicas. Androceu, em geral com 2 a 4 estames. Gineceu de ovário súpero ou ínfero, com 1 a vários lóculos contendo número variável de óvulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário